quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A relação entre o mito e filosofia

Mito e filosofia são duas coisas distintas, mas o que acontece, na maioria das vezes, de serem confundidas ou a filosofia ser considerada um mito.

A filosofia é o estudo de problemas relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à liberdade. A filosofia se distingue da mitologia, da ciência e da religião por sua ênfase em argumentos racionais. Faz parte dos métodos filosóficos a argumentação lógica, a análise conceitual e as experiências de pensamento.

Já o mito, é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura, com o objetivo de explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem    por meio de deuses, semi-deuses e heróis. O mito pode referir-se à crenças comuns sem fundamento científico ou até em acontecimentos históricos.

O mito é uma forma de explicar um fenômeno de forma fantasiosa, onde os personagens possuem poderes e talentos especiais. A filosofia procura encontrar respostas para indagações de forma bem particular, uma verdade incontestável, ao contrário da ciência, usando o raciocínio humano.

A relação existente entre o mito e a filosofia é de oposição, contrariedade, pois procuram buscar soluções de formas diferentes,opostas.



36 comentários:

  1. Vish, me salvou de um zero o seu post *-* kk

    ResponderExcluir
  2. adorei esse conteudo sobre filosofia e mito e muito massa . ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei baste do conteúdo pois me salvou da prova de filosofia❤

      Excluir
  3. muito bom me salvou de um texto enorme e de um zero em filosofia

    ResponderExcluir
  4. vlws me ajudou muito na ultima hr

    ResponderExcluir
  5. me salvou!mt obg, tenho filosofia amanha e ja estava esquecendo do tema...

    ResponderExcluir
  6. moça eu precisava saber de onde tirou isso? meu trabalho necessita de uma biografia.

    ResponderExcluir
  7. Alguém pode me me ajudar , relação entre filosofia da pág 42 a 61 2 ano
    Este é meu email ebeniltonsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Parabens que fez isso me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. Vlw mesmo to de recuperação final e isso me ajudara muitob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que perdi o email e senha do meu blog? faz anos que nõ posto e não consigo recuperá-lo,infelizmente

      Excluir
  10. Me Livrou De Um Zerão Hein *-*
    Vlw Msm, Muito Util

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse texto me ajudou bastante 😅😅😰😰

    ResponderExcluir
  12. ótimooooooo amei me salvou de um D.
    Quem não entendeu ta em escola pública kskssk.

    ResponderExcluir
  13. O assunto sobre a filosofia e o mito está me ajudando muito obg

    ResponderExcluir
  14. Valeu bastante estava mesmo me enrolando muito.

    ResponderExcluir